sábado, 18 de agosto de 2012

Sistema de alvenaria integral – baixo custo e resistência a terremotos

\Vamos iniciar minhas postagens, pois preciso de nota!
Uma alvenaria diferente me chamou a atenção e resolvi postar aqui para que todos possam compartilhar informações!
Sabendo que  o Japão e um pais com elevados índices de terremoto., os japoneses investiram fortemente em tecnologias para a construção de casas com custo e com alta resistência devido aos terremotos, pois logicamente não se poderia gastar muito a cada terremoto, concordam?! E além do Japão  o 
Haiti um pais menos desenvolvido também investe nesse ramo, devido ao terremoto de 2010
Então pensando nisso criaram – se uma alvenaria de baixo custo, com a proposta de se torna uma alvenaria que seja favorável as regiões mais pobres.
 Alguns engenheiros da Universidade Politécnica de Madri, na Espanha, projetaram e construíram casas de baixo custo resistentes a terremotos utilizando um sistema que recebeu o nome de Sistema de Alvenaria Integral (IMS, sigla em inglês para Integral Masonry System).
Então vamos ao sistema:





São usadas treliças pré-fabricadas feitas com barras de aço ou vergalhões (os mesmos usados para a construção de lajes e concreto armado), leves e de fácil instalação. Esses suportes se conectam em três direções para construir as paredes e pisos, criando uma malha muito resistente aos tremores.
Um aspecto interessante do sistema é que não há necessidade de materiais especiais. Os suportes de aço são preenchidos com materiais de construção disponíveis na obra, e que podem ser encontrados mesmo em áreas muito pobres (ex: adobe, tijolos furados, blocos de concreto e até rejeitos).
Na parte de cima, uma única laje comum é suficiente para dar rigidez a toda a construção. E suas vantagens são:
o baixo custo há também a vantagem da fácil manutenção das construções. Já que, após o tremor, basta que as eventuais trincas sejam consertadas para que a construção retorne ao seu nível original de resistência.
Os resultados dos testes, feitos com protótipos que utilizavam o sistema, confirmaram o potencial desse sistema de construção

Nenhum comentário:

Postar um comentário